quinta-feira, 28 de março de 2013

Como trocar a Central de Programas do Ubuntu pelo GDebi

Algumas pessoas ainda têm dificuldade em instalar programas no Linux, neste post irei ensinar como trocar a Central de Programas do Ubuntu pelo GDebi, que é um instalador de programa mais rápido.

Instalação
Para instalar abra a Central de Programas, procure por GDebi e clique para instalar.Bem simples.

Central de Programas

Utilização
Agora quando for instalar um pacote .deb, pode-se clicar com botão direito do mouse no arquivo e abrir com o GDebi. Caso queira torná-lo padrão, clique com botão direito no arquivo, vá em “Propriedades”, selecione a aba “Abrir com”, marque o “Instalador de pacotes GDebi” e defina como padrão no botão do canto inferior direito, tudo bem simples e rápido. Este foi mais uma dica para Linux, até a próxima pessoal.

Gdebi 

Fonte: Guia do PC

domingo, 24 de março de 2013

Linux:Conserte o bug do driver de vídeo proprietário do Ubuntu

Consertando o bug

Se você está passando pelo mesmo problema, deixar tudo funcionando perfeitamente é simples. Você terá que usar o Terminal, mas não se assuste. É possível usar algum aplicativo gráfico para fazer o que tem que ser feito, mas com o Terminal tudo ficar mais simples e rápido.
Nvidia
  • Ainda com driver de código aberto
Se estiver ainda com driver de código aberto Nouveau, que é usado por padrão no Ubuntu, o problema ainda não surgiu. Para não ocorrer o problema quando for instalar o driver proprietário, instale o linux-source e o linux-headers-generic. Pode ser instalado pela Central de Programas, mas também pelo Terminal, digitando:
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-source linux-headers-generic

Nota importante: caso nunca tenha usado o Terminal, ele irá pedir a senha. Quando estiver digitando perceba que nada aparecerá, nem mesmo asteriscos. É normal. É uma característica de segurança.

Agora instale o driver proprietário. Clique no menu de configuração (perto do relógio), em “Configurações do sistema…”, “Canais de software”. Selecione a aba “Drivers adicionais” e escolha o driver proprietário adequado.
  • Com o bug acontecendo
Se já estiver passando pelo problema, a opção mais fácil é usar o Terminal. Aperte “Ctrl + Alt + T” para abri-lo. Após, você terá que desinstalar o driver proprietário, o nvidia-current, nvidia-experimental-304 ou nvidia-experimental-310. Digite no Terminal:
sudo apt-get purge nome_do_driver_instalado
Depois:
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-source linux-headers-generic
Agora volte a instalar o driver proprietário.
ATI/AMD
Tenho um netbook que usa o driver ATI/AMD sem problemas, mas muitos também tiveram problemas com ele. O esquema para arrumar é o mesmo do primeiro passo da Nvidia, caso não tenha instalado ainda.
Se já tiver ocorrido, aperte “Ctrl + Alt + T” para abrir o Terminal e exclua o fglrx ou fglrx-updates, dependendo de qual instalou:
sudo apt-get purge fglrx
Depois:
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-source linux-headers-generic
Agora volte a instalar o driver proprietário, como mostrado mais acima.

Fonte: Guia do PC

quarta-feira, 20 de março de 2013

Como instalar o programa da Receita Federal no Linux?

Neste post irei mostrar como instalar o programa da receita federal para declaração do imposto de renda,segue tutorial abaixo.

Tenha a máquina virtual Java instalada

O programa é feito em Java e por isso será preciso possuir a máquina virtual para rodá-lo. No site do programa Java, pode-se baixar o instalador em manual ou em .rpm, mas prefira usar o programa que está nos repositórios oficiais da sua distribuição Linux. Todos tem, pelo menos, o OpenJDK, uma versão em software livre do Java da Oracle. Basta procurá-lo na sua Central de Programas ou equivalente.

Não esqueça de mais um item, caso não seja instalado em conjunto. Para rodar o programa da Receita é necessário o gcj-jre-headless. Certifique-se de que ele esteja instalado também.

Baixe o programa certo

Primeiro de tudo, será preciso entrar no site oficial e fazer o download do Programa IRPF 2013 e do Receitanet. Perceba, quando entrar na página, vai aparecer várias opções para Linux. Tudo é simples de entender.

Pacotes .deb: Servem para sistemas Linux baseados no Debian, como: o próprio Debian, Ubuntu, Mint, Satux, Insigne, ALT Linux, Linux Educacional, Xandros.

Pacotes .rpm: Servem para sistemas Linux que usam o gerenciador de pacotes da Red Hat, como: o próprio Red Hat, Fedora, Mandriva, OpenSUSE, CentOS, Mageia, Linpus Linux.

Pacotes .bin: São universais e servem para qualquer distribuição Linux. É o disponível para distribuição que não usam .deb ou .rpm, como Arch, GoboLinux, Gentoo. Essas distribuição são voltadas para usuários experientes.
IRPF 2013

Como instalar?

Tanto pacotes .deb quanto .rpm são instalados com dois cliques. Então apenas dê dois para instalar o Programa IRPF 2013 e o Receitanet. Eles serão instalados e estarão prontos para usar.
IRPF 2013 (2)
Este foi mais um post do Dicas de Informática, qualquer dúvida basta entrar em contato no email and_araujo@hotmail.com.br, até a próxima dica pessoal.

Fonte: Guia do PC

domingo, 17 de março de 2013

Confira 10 dicas para cuidar dos olhos enquanto usa o PC

O uso do computador está tão difundido que ele é usado em empresas, lojas, escritórios, escolas e até mesmo em casa como uma forma de entretenimento. Com telas grandes, médias ou muito pequenas, mensagens e grandes arquivos são manipulados remotamente e até mesmo em movimento. Isso revolucionou as comunicações no mundo, mas também pode causar problemas de saúde se não utilizarmos toda essa tecnologia corretamente.
Estamos suscetíveis a enfrentar diversos problemas devido ao mal uso do computador, desde a coluna vertebral e os pulsos afetados pela má postura, a circulação sanguínea prejudicada por um período muito longo de inatividade, problemas na visão devido a exposição prolongada dos olhos ao brilho intenso da tela, e até distúrbios mentais a depender do uso que se faça do computador.
                                                                                                                                                                      
Entre os problemas mais comuns causados ​​pelo uso de computadores está a fadiga ocular, que é causada principalmente pelos reflexos da tela devido a instalação inadequada do monitor. A fadiga ocular ao longo do tempo provoca a deterioração da visão, já que forçá-la para ler, escrever, trabalhar com o computador ou fixá-la em pequenos detalhes pode afetar o músculo ciliar, alterando a capacidade de acomodação do cristalino.
Há discordância entre os especialistas sobre se os distúrbios oculares causadas pelo trabalho com computadores são apenas temporários ou podem se tornar patológicos. O que está comprovado é que, ao trabalhar com telas de computador de forma prolongada e rotineira, algumas deficiências menores, tais como irritação nos olhos ou fadiga, podem se tornar lesões mais ou menos graves.
Por isso, a primeira recomendação quando se trabalha com computadores é passar por um oftalmologista. Às vezes, em uma visita ao especialista, uma desordem na visão é atribuída ao uso do computador, quando o que realmente acontece é que houve um problema anterior que não foi tratado e se manifestou de forma mais agressiva após muitas horas diante da tela.
Pensando em ajudá-lo a cuidar dos seus olhos, o Guia do PC separou dez dicas que você confere logo abaixo;

Sempre consultar um especialista

Se você possui um problema na visão é melhor utilizar óculos destinados especificamente para o uso do computador – o oftalmologista é o especialista mais indicado para fazer esse acompanhamento, e deve ser visitado periodicamente (mesmo se você não possui qualquer problema).

Descansar a visão com frequência

Descanse os olhos com frequência. Para isso é necessário fechá-los e mudar a visão para um objeto distante para acomodar o cristalino. Outra recomendação é, sempre que sentir os olhos cansados, esfregar uma mão na outra para aquece-las e coloca-las em forma de concha sobre as pálpebras por alguns minutos.

Limpeza das telas e lentes

Mantenha seus óculos, lentes de contato e a tela sempre limpos, uma vez que as partículas da poeira podem alcançar os olhos e causar um desconforto maior para a sua visão. Para limpar a tela de seu computador se recomenda a utilização de uma flanela que não solte fiapos. Passe-a seca se for para retirada apenas de poeira, e umedecida com álcool isopropílico para a remoção de manchas de gordura. As lentes dos óculos devem ser higienizadas com água corrente e as lentes de silicone com soro fisiológico.

Regule o brilho e o contraste da tela

Evite a incidência de brilho excessivo sobre a superfície na qual está fixando a visão – também é recomendável regular o brilho da tela, que não deve estar muito forte nem muito fraco. Regulando também o contraste você estará garantindo uma maior legibilidade de textos e imagens em geral.

Controle a luminosidade do ambiente

Utilize, sempre que possível, luz natural em vez de artificial. No caso de ser artificial, é aconselhável a utilização simultânea de duas fontes de luz: uma para o ambiente e uma sobre a mesa, de modo que não exista contrastes significativos entre o que está dentro e fora do foco da visão.

Cuidado com a distância da tela

Coloque o monitor a uma distância não inferior a 60 centímetros. E se textos são consultados simultaneamente, é desejável que não exista muita diferença entre a distância do texto e da tela. Procure posicionar a tela um pouco abaixo da linha do olhar, evitando posiciona-la na mesma direção ou acima do olhar, uma vez que esta posição favorece o ressecamento dos olhos.

Resolução da tela e tamanho das fontes

Utilizar a resolução máxima oferece a vantagem de mais espaço em tela, mas é preciso cuidado ao trabalhar com textos. Devem ser escolhidas fontes grandes e legíveis, mesmo que a versão final do arquivo precise ser alterada para apresentações ou impressão.

Escolha uma tela apropriada

Utilize uma tela com tecnologia antirreflexo. Os modelos atuais (LCD, LED) em sua grande maioria já possuem esse recurso, mas uns com melhor desempenho que outros. O ideal é evitar a utilização de antigos monitores de CRT (conhecidos como monitores “de tubo”) que emitem muito mais luz, além de consumirem mais energia, prejudicando sua visão e seu bolso.

Cuidado com a postura

Mantenha a cabeça, pescoço em posição reta, com as costas apoiadas na cadeira. Os ombros e braços devem ficar relaxados, com estes últimos em um ângulo de 90°. Uma dica importante é conferir se o cotovelo está junto ao corpo. O antebraço, punhos e mãos devem estar em linha reta em relação ao teclado. E quanto aos membros inferiores, os pés devem estar apoiados no chão com os joelhos também em um ângulo de 90º.

Intervalos para atividade física e repouso

Levante-se e caminhe pelo menos 5 minutos a cada hora, descansando os olhos e a postura – se necessário, utilize um despertador para lembrá-lo. Até a próxima dica pessoal.

Fonte: Guia do PC

domingo, 3 de março de 2013

Como otimizar sua memória RAM?

No post de hoje, irei ensinar como otimizar a memória RAM de seu computador utilizando um programa pequeno, porém bem eficaz. Trata-se doWise Memory Optimizer, que se encontra para download neste link.

Como usar?

Primeiro, baixe o Wise Memory Optimizer no link acima, é uma tarefa rápida, já que ele pesa apenas 782 KB. Logo de cara temos mais um ponto positivo para o programa: ele vem como uma pasta portátil compactada. Ou seja, você não precisa instalá-lo! Basta extrair o arquivo baixado e executar o aplicativo. Também é possível pegar essa pasta, movê-la para um pen drive e executá-la em outros computadores, sem complicação alguma.

A interface do aplicativo não traz nada além do necessário: apenas indicadores do quanto de memória RAM está sendo usada e disponível na sua máquina e um botão verde em destaque, o Optimize Now. E é ele que nos interessa. Um clique sobre este botão limpa o que há de desnecessário na sua memória e otimiza o sistema. Simples assim.

Wise Memory Optimizer

Mas essa não é a única forma de melhorar o desempenho da sua máquina. Por padrão, o Wise Memory Optimizer também otimiza o seu sistema automaticamente quando a memória livre fica abaixo de um certo nível ou quando o computador está inativo. Estas opções são possíveis de serem alteradas ao se apertar em Settings na janela do aplicativo.

Além disso, outras coisas que podem ser modificadas nesta tela de opções definem se o aplicativo é minimizado para a barra do sistema (aqueles ícones ao lado do relógio), é executado quando o Windows é iniciado e se ele pode limpar a área de transferência do Windows para ajudar na otimização. Também é possível configurar uma “meta”, que define o quanto de memória o aplicativo tentará deixar livre para você. Até a próxima dica pessoal.

Fonte: Guia do PC

sábado, 2 de março de 2013

Como copiar um CD de Música ou de Dados para outro CD

Neste post ensinaremos como fazer a cópia de um CD de música ou de dados para um outro CD. Lembre-se de nunca violar as regras de direitos autorais pois isto é crime, a idéia deste tutorial é ensinar a técnica de como se faz uma cópia de um CD para outro, cabe a todos usarem de maneira sadia.
Bom pessoal, vamos lá, imagine que vocês criaram e gravaram em um CD uma apresentação feita no PowerPoint. Um amigo viu esta sua apresentação e pediu se você poderia fazer uma cópia do seu CD para ele. Bom então vamos lá, a primeira coisa que você deve fazer é ter um programa de gravação de CD instalado em seu computador. Neste tutorial nós usamos o programa CD BurnerXP, que você pode baixar neste link. Você precisa ter também um aparelho de CD ROM e um CD-R virgem para poder fazer a cópia para o seu amigo. Abaixo segue um resumo dos requisitos básicos.

- 1 Aparelho Gravador de CD ROM (observação: não é necessário ter 2 aparelhos de CD ROM para fazer cópias de CDs, 1 aparelho apenas é o suficiente)
- Programa de Gravação de CD como o CD BurnerXP  por exemplo.
- Um cd virgem para gravação. 

Iniciando o processo de cópia do CD
- Abra o programa CD BurnerXP clicando duas vezes no ícone CD BurnerXP do seu Desktop (tela principal do seu computador).

Após clicar duas vezes no ícone do programa, será mostrado o Menu de Opções do programa, conforme mostra a Figura logo abaixo



Agora, clique na opção Copiar disco

Agora fique atento à esta imagem abaixo, que pede apenas para que você coloque o CD de origem no aparelho de CD ROM. Após colocar o Cd de origem no aparelho de CD ROM, basta selecionar a velocidade de gravação que você deseja que o CD BurnerXP utilize para gravar o seu CD. Quanto maior a velocidade de gravação (52x por exemplo) mais rápido será feita a cópia do cd porém se você tentar ler este seu cd em um aparelho de cd room cuja velocidade de leitura seja de apenas 24x, o seu CD não irá abrir. Portanto eu procuro sempre gravar os meus CDs utilizando as mais baixas velocidades (8x ou 12x) de gravação que apesar de mais demorado pelo menos terei certeza de que ele irá abrir em qualquer aparelho de CD ROM.

- Selecione a velocidade 8x de gravação e também selecione a opção Ejetar disco após gravação,  conforme mostra a Figura abaixo:


Pronto, agora basta clicar em copiar disco, ele irá fazer uma cópia do CD de Origem. Assim que o processo terminar, ele automaticamente abrirá a gaveta do seu aparelho de CD ROM e pedirá que você insira o CD ROM de destino ou seja o seu CD virgem, basta você colocar o CD virgem e fechar novamente a gaveta do aparelho de CD ROM que o próprio programa se encarregará de terminar o processo, não precisa se preocupar em apertar nada na tela do seu computador basta dar um tempinho que o programa fará tudo para você. Após terminar de gravar os dados no seu CD de destino, o programa ejetará, ou seja, abrirá novamente a gaveta do aparelho de CD ROM. Até a próxima dica pessoal.