quinta-feira, 18 de abril de 2013

Linux: Como instalar o Comodo Antivírus

Uma pergunta interessante: Precisa ou não precisa instalar antivírus no Linux? Linux é realmente um ambiente seguro? Há uma mínima possibilidade, mas perceba, “miníma”. Não é possível ficar totalmente imune e qualquer um pode ser contaminado por uma praga cibernética no sistema do pinguim. Tanto, que existem milhares de exemplares disponíveis de vírus, vermes, rootkits. Quem não lembra da praga embutida em uma proteção de tela disponível no Gnome-Look? Talvez seja preocupação demais, pois há chance de um raio cair em cima das nossas casas mas quantas possuem para-raios? Garanto que a sua não tem e nunca foi atingida por um. É a mesma lógica, mas o Linux chega a ser mais seguro, pois o raio no sistema não é aleatório, como o lá de fora. É preciso colocar-se em situação de risco. Mas para quem é paranoico, quem quer “morrer de velho”, pode recorrer a uma proteção, que irá deixar os vírus mais longe ainda. E diferentemente da dica do ano passado, agora o antivírus é em tempo real, não só para escaneamentos manuais de arquivos. A solução chama-se Comodo Antivírus e é totalmente grátis.

Instalação

Comodo Antivirus para Linux pode ser instalado no Ubuntu, Debian, Red Hat, Fedora, SUSE, OpenSUSE ouCentOS, em 32 ou 64-bit. Ainda a proteção para e-mail é compatível com Sendmail, qmail, Postfix e Exim.
Para instalar, acesse o site oficial e baixe o pacote instalador:
Depois que baixá-lo, dê dois cliques e está instalado. Simples, não?

comodo-linux-interface


Arrumando a casa

Eventualmente pode ser que algum módulo não seja iniciado. O Comodo irá avisar se isso acontecer. No Ubuntu, por exemplo, pode ser corrigido com o comando para Terminal:
sudo /opt/COMODO/post_setup.sh
Depois, reinicialize o módulo:
sudo /etc/init.d/cmdavd restart

Desempenho

Infelizmente a proteção em tempo real tem seu custo. O programa vai consumir processamento e memória RAM. O Comodo Antivirus para Linux ainda exigirá mais. O programa não é tímido e tira sem rodeios mais de 200 MB de RAM, além de aumentar o uso do processador. Esta foi mais uma dica interessante, até a próxima dica pessoal.
Fonte: Guia do PC

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Baixou um filme e ele veio em Dual Audio? Use o BS Player

Você acha seu filme preferido na internet e o coloca para baixar, mas quando o download termina e você coloca o filme para reproduzir ele está em Dual Audio, ou seja, reproduzindo o áudio em inglês e em português? Confira a dica de como reproduzir em um só áudio abaixo.

Filmes em Dual Audio, como o próprio nome diz, vem com duas opções de áudio, porém o reprodutor padrão do Windows, o Windows Media Player, reproduz os dois áudios ao mesmo tempo. Você pode escolher qual idioma você quer que o vídeo seja reproduzido usando programas de edição, etapa esta que abordaremos em um post futuro. Por enquanto vamos focar em um reprodutor de vídeo bem interessante, que reproduz a maioria dos formatos de vídeo conhecidos, o BS Player. Veja abaixo.

Para fazer o download do BS Player, clique neste link

Instale o programa no seu computador, mas ao instalar o programa, surgirá para você uma lista de aplicativos que serão adicionados. Desative tudo o que não deseja e evite arquivos indesejados como barras adicionais ao seu navegador. Depois de instalado é só clicar duas vezes no seu vídeo e curtir o áudio dublado, geralmente o português, sem que o áudio no idioma original do filme interfira, atrapalhando a compreensão das falas dos personagens. Bom pessoal, esta dica de hoje foi bem curtinha, mas prometo a vocês que em breve postarei muito mais coisas. Até a próxima dica pessoal.


 



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Windows 8: como escanear pendrives automaticamente para proteger seu PC

Olá pessoal, no post de hoje vou mostrar como escanear pendrives automaticamente usando o Windows defender, um antivírus que já vem instalado com o sistema operacional Windows 8. Confira na dica abaixo.

Primeiro, posicione o cursor do mouse no canto superior direito para abrir a CharmBar e clique na opção Pesquisar. Feito isso, digite o nome da ferramenta, no caso Windows Defender e clique no resultado que surgir, como mostra a figura abaixo:


Windows 8: como escanear pendrives automaticamente para proteger seu PC 

Com a janela do Windows Defender aberta, clique na aba Configurações. Nesta nova divisão, localize a opção “Avançado” e clique nela. Nas alternativas que aparecerem, marque a função “Verificar unidades remóvíveis”, como mostra a imagem logo abaixo.


Windows 8: como escanear pendrives automaticamente para proteger seu PC

Assim que você seguir todos os passos mostrados anteriormente, salve todas as alterações feitas. Com isso, o software vai começar a escanear automaticamente os seus pendrives, garantindo uma proteção mais completa para o seu computador. Até a próxima dica pessoal.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Como resolver a falha da atualização do Windows 7?

Recentemente uma atualização liberada pela Microsoft para o sistema operacional Windows 7 vem impedindo alguns computadores de iniciar. O problema na atualização de segurança KB2823324, liberada pela Microsoft para o Windows 7, atinge somente sistemas de 32 bits. Seu computador foi atingido por este problema? Veja como resolver na dica abaixo.

Ao ligar o computador, mantenha a tecla F8 pressionada. Um menu de opções deverá surgir. O usuário deverá selecionar a opção de acessar o modo de segurança com prompt de comando. Após a inicialização, o comando abaixo deverá ser digitado:

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

onde C: corresponde a letra da unidade de disco em que está instalado o Windows. Tecle Enter e reinicie o computador em modo normal.

Outra solução é pressionar a tecla F8 ao ligar o computador e selecionar Modo de segurança com rede. Agora clique no menu Iniciar, aponte para todos os programas, ferramentas de sistema, Restauração de Sistema. Utilize a restauração do sistema para restaurar o sistema para um ponto anterior e reinicie o sistema. Depois que o sistema iniciar normalmente, desabilite as atualizações automáticas no painel de controle. Estas duas dicas resolveram os problemas que surgiram por aqui, mas se alguém tiver mais alguma sugestão, poste nos comentários ajudando outras pessoas. Até a próxima dica pessoal.



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Como colocar legenda em filmes?

Você baixou um filme e ele veio em inglês e ainda sem legenda? Sem problemas, neste post irei ensinar como inserir uma legenda em um filme, confira as dicas abaixo.

Para esta tarefa, iremos usar o programa Format Factory, um conversor de arquivos de áudio e vídeo gratuito que pode ser baixado neste link. Você também terá que ter o arquivo da legenda, que poderá vir nos formatos .srt, .ass, .ssa, ou .idx. O site legendasfilmes.com tem uma grande variedade de legendas para download, porém se você preferir ou não achar a legenda do seu filme, você poderá pesquisar no google.

Depois de instalar o programa, execute-o e clique em algum formato que você queira converter o vídeo que você baixou. No meu caso eu escolhi o formato arquivo de vídeo do Windows Media (WMV). Importante ressaltar que vamos converter o vídeo baixado para um outro formato apenas para inserir a legenda, mas depois que você fazer a inserção da legenda, você poderá converter o vídeo novamente para o formato original que ele veio.

Vamos clicar então na guia todos para WMV. Surgirá uma janela para você procurar seu arquivo de vídeo, clique em adicionar arquivo e selecione seu vídeo, como mostra a figura abaixo.



Agora, na mesma janela, selecione a opção configurações de saída. Você verá uma opção chamada legenda adicional. Clique no sinal de + ao lado da palavra legenda adicional e clique nos três pontinhos no lado direito para localizar o arquivo correspondente à legenda que você baixou, como mostra a figura abaixo.



Feito isso é só clicar em OK nas duas janelas que estão abertas e clicar no botão Iniciar na barra superior da janela do programa para iniciar a conversão do vídeo com a inserção da legenda. Quando terminar, clique com o botão direito no vídeo e selecione abrir pasta de saída para localizar seu vídeo convertido, como mostra a figura abaixo.



Pronto, seu vídeo já está com legenda inserida e pronto para ser assistido. Lembrando que se você quiser converter o vídeo para o formato original de novo (AVI por exemplo), o processo é o mesmo, porém sem clicar na opção configurações de saída que usamos para inserir a legenda. Qualquer dúvida que surgir não deixem de comentar no post, até a próxima dica pessoal.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

DriverMax, um programa muito eficiente para backup de drivers

Perdeu o CD de instalação dos drivers do seu computador? Sem problemas, neste post irei ensinar como usar o programa DriverMax para backup de drivers, confira as dicas abaixo.

Primeiramente, baixe o programa acessando este link.

Depois de instalado, o programa irá exibir uma tela igual a da figura abaixo



O programa também atualiza e identifica possíveis problemas de falta de drivers no computador, porém esta opção só lhe permite baixar dois drivers por dia na versão gratuita do programa, mesmo assim você tem que registrar uma conta grátis. Se você quiser utilizar esta opção por completo, terá que adquirir a versão paga. Mas vamos focar na opção Driver backup and restore, que é gratuita. Clique nela.

Na próxima tela que surgir, clique em Backup drivers. O programa irá fazer um levantamento de todos os drivers instalados na sua máquina, terminado este levantamento, selecione os drivers que deseja realizar backup e clique no botão Backup, como mostra a figura abaixo.



Selecione a opção Backup all drivers, espere a operação terminar e surgirá uma janela com um arquivo ZIP, com todos os drivers do seu PC dentro deste arquivo, como mostra a figura abaixo.



Este será o arquivo usado para fazer o backup dos seus drivers. Agora irei mostrar como restaurar esses drivers quando você tiver que formatar seu computador ou tiver qualquer outro problema. Volte para a tela Driver backup and restore do DriverMax e selecione a opção Restore drivers from backup. clique no botão Load e procure o arquivo de backup criado, que por padrão é salvo na pasta Documentos e dentro da pasta documentos selecione a pasta My drivers. Clique no arquivo de backup duas vezes para abrir uma tela com todos seus drivers e clique na opção Select all e depois clique em Restore, como mostra a figura abaixo:



O programa DriverMax é bastante útil quando se trata de Backup de arquivos, ele é uma verdadeira ajuda quando acontece imprevistos, espero que tenham gostado e qualquer dúvida postem nos comentários. Até a próxima dica pessoal.








domingo, 7 de abril de 2013

Linux: Como ler PDF direto do navegador Firefox?

Olá pessoal, no post de hoje irei mostrar como ler arquivos PDF direto do Mozilla Firefox no Linux sem travamentos nem lentidão. Siga as dicas abaixo.

O plugin usado será o Mozplugger, que faz com que os leitores PDF padrão do Linux, como o Evince ou o Okular, por exemplo, abram dentro do Firefox, sem a necessidade de fazer o programa por inteiro aparecer. É muito mais prático e mais leve.

Instalação

Para instalar o Mozplugger procure-o pelo nome no seu gerenciador de instalação de programas, como a Central de Programas do Ubuntu na distribuição da Canonical, que é também o gerenciador padrão do Mint, Fedora, Debian, Mandriva ou outro sistema Linux. Dê um simples clique para instalar.


Mozplugger

Resultado

O melhor desse plugin é que não é preciso qualquer outra configuração após a instalação. A utilização é imediata e já faz efeito logo após ser instalado. Veja o resultado:


Evince, leitor de PDF padrão do Ubuntu, aberto dentro do Firefox

Evince, leitor de PDF padrão do Ubuntu, aberto dentro do Firefox

Como visto na imagem acima, não é preciso fazer mais nada, só clicar em instalar e pronto, uma solução prática e leve para ler arquivos PDF. Até a próxima dica pessoal.

Fonte: Guia do PC

sábado, 6 de abril de 2013

Como descobrir o endereço MAC de um computador

Olá, no post de hoje irei ensinar como descobrir o endereço MAC de um computador, mas primeiro veremos o que é um endereço MAC na definição abaixo.


O que é um endereço MAC?

MAC vem do inglês Media Access Control — controle de acesso à mídia, no nosso bom português. E não, não tem nada a ver com os computadores da Apple. O endereço MAC é um código único de cada dispositivo que pode se conectar a uma rede, como 00-00-5E-00-01-03, por exemplo. O seu computador tem um, o do vizinho tem outro, e o seu celular tem outro diferente.
Como o nome já dá a entender, o endereço MAC serve para controlar o acesso de um dispositivo a uma rede. Com esses endereços é possível, por exemplo, fazer com que o acesso à sua rede wireless seja bloqueado a todos os computadores que não tenham o endereço MAC do seu. Mas para proteger a sua rede baseada no endereço MAC do seu computador, é preciso saber qual é esse endereço, e é aí que a nossa dica de hoje entra.
Como descobrir o endereço MAC?
Na barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse no ícone de sua conexão e depois clique em Abrir Central de Rede e Compartilhamento‘.
Na janela com as suas redes ativas, você deverá ver um item ‘Conexão de Rede sem Fio‘ ou ‘Conexão Local‘ (no Windows 8, será ‘Ethernet’ ou ‘Wi-Fi’), ao lado de um ícone referente do tipo da sua conexão. Clique nele.

O item deve estar que nem o destacado nesta imagem.
E na janela que abre, mostrando o status da sua conexão, clique em Detalhes.
Agora, devem aparecer vários detalhes da sua conexão, com IPs e mais algumas informações. Entre elas, tem o ‘Endereço Físico‘. E é esse endereço que é o endereço MAC do seu computador.
Pronto, você descobriu o endereço MAC do seu computador. Existe uma outra maneira de descobrir, pelo prompt de comando. Clique em iniciar, digite prompt na caixa de pesquisa e nos resultados selecione Prompt de Comando, como mostra a figura abaixo.
Irá surgir uma tela preta, este é o Prompt de Comando, nele digite getmac e aperte Enter.
Deste modo, geralmente aparecerá apenas um endereço MAC. Mas se você tiver no computador mais dispositivos internos que podem se conectar à internet (como placas de rede diferentes para conexões wireless e com fio, por exemplo), os endereços de todos eles aparecerão. Se for o seu caso, certifique-se de escolher o endereço certo. Até a próxima dica pessoal.
Fonte: Guia do PC

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O AVAST antivírus não aparece na lista de programas instalados?Veja como desinstalá-lo

Bom pessoal, neste post irei mostrar como desinstalar o antivírus AVAST quando ele não aparecer na lista de programas instalados, o que para alguns usuários este pequeno problema ocorre. Siga os passos abaixo.

1º passo: Faça o download do programa aswclear, o desinstalador do AVAST, clicando neste link. Salve-o em uma pasta de sua preferência.

2º passo: O programa só funcionará se você entrar no Windows pelo Safe Mode (Modo de Segurança), então reinicie seu computador e entre pelo modo de segurança, que geralmente é acessado teclando F8 na inicialização.

3º passo: Com o Windows iniciado pelo modo de segurança, execute o desinstalador do AVAST que você efetuou o download.

4º passo: Escolha a versão do seu antivírus AVAST. Depois, selecione a pasta em que o antivírus está instalado, que por padrão é "C:\Arquivos de programas\AVAST Software\Avast", porém se você instalou em uma pasta diferente, procure pela pasta clicando no botão correspondente a pontinhos e selecione o local de instalação do AVAST, como mostra a figura abaixo:



5º passo: Clique em Uninstall e reinicie seu computador. Pronto, seu AVAST foi removido com sucesso do seu PC, qualquer dúvida podem comentar a vontade, até a próxima dica pessoal.