quinta-feira, 5 de maio de 2016

SAMAS, o vírus temido até pelo FBI, está presente no Brasil

SAMAS é um ransomware perigoso: ele bloqueia o acesso ao seu computador ou smartphone e cobra um valor (dinheiro) para você voltar a ter o acesso. Ele faz isso criptografando todos os seus dados, então praticamente não há como burlar esse "resgate". A alta capacidade de viralização desse ransonware também é uma preocupação, já que ele se espalha rapidamente por redes conectadas ao aparelho infectado.
Se você ainda está dando de ombros para o SAMAS, saiba que até o escritório de crimes virtuais do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos (FBI) já emitiu uma nota demonstrando preocupação sobre o vírus.
Agora, um relatório da Kaspersky Lab trouxe uma notícia não muito agradável para nós, brasileiros: o Brasil ocupa o 1° lugar entre os países latino-americanos mais atacados pelo SAMAS.
Para você ficar ligado e não acabar sendo infectado pelo vírus, Rafael Abdo, gerente de segurança da informação da Locaweb, está oferecendo algumas dicas interessantes. Acompanhe:
  • Faça backup regularmente: procure manter um calendário para fazer cópias de segurança de seus dados pelo menos uma vez por mês.
  • Tenha planos B e C: o ideal é possuir ao menos dois backups, um em nuvem e outro em um dispositivo físico como HD externo e pendrive. Manter mais de uma opção garante que você não terá problemas para recuperar os dados, caso uma das alternativas seja comprometida pelo vírus.
  • Cuidado com links: não saia clicando em tudo o que chega. Os hackers mascaram os vírus em emails falsos, como promoções de lojas virtuais e comunicados de bancos. Tome cuidado também com mensagens de amigos e familiares que não fazem sentido, pois eles podem ter sido alvos de ataques virtuais.
  • Atenção ao nome dos arquivos: vírus costumam ter extensões específicas (as três letras finais que vêm após o nome do documento). Fique atento a .EXE, .vbs e .SCR, que são as mais utilizadas pelos cibercriminosos. Para facilitar, habilite a opção de “mostrar a extensão de arquivos” em seu sistema operacional. Por exemplo, no Windows, vá em “Opções de Pastas” no Painel de Controle e desmarque a opção de ocultar a extensão em “Modo de Exibição”.
  • Software em dia: atualize regularmente seu sistema operacional, navegador e outros programas. Os vírus tendem a explorar vulnerabilidades dos sistemas, e as atualizações têm como um dos objetivos corrigir as brechas e falhas existentes, aumentando a segurança.
Fonte: Tecmundo

terça-feira, 3 de maio de 2016

Windows 7 trava na seguinte mensagem: 'Verificando se há atualizações'


Boa noite pessoal, após um longo tempo sem postar nada, estou de volta à ativa. Bem, vamos ao trabalho, neste post vou abordar um problema que muitos usuários do Windows 7 vem reclamando, que é o travamento na hora de fazer as atualizações quando você formata seu computador e instala tudo desde o princípio. Vamos lá, mãos à obra, rs.

Recentemente, no Windows 7 o Windows Update atualizou o arquivo Windows Update Agent, arquivo este responsável por verificar se há atualizações para o sistema operacional. Até aí tudo bem, pois em computadores que o Windows 7 já está instalado, o Windows Update Agent mais recente é baixado e instalado e funciona sem problemas, baixando e instalando as atualizações normalmente. O problema ocorre quando você precisa formatar sua máquina, seja qual for o motivo. O sistema é instalado normalmente, porém quando você vai procurar por atualizações ele instala o Update Agent mais recente e depois quando você procura por atualizações novamente, ele trava nesta tela como mostra a figura abaixo:






Isso mesmo, o Windows Update trava nesta tela com a seguinte mensagem: 'Verificando se há atualizações'. Neste post vou mostrar como resolvi esse problema nos computadores aqui em casa, abaixo informarei passo a passo como lidei com esse problema.

Primeiramente, você terá que baixar esta atualização direto do site da Microsoft, segue o link abaixo:



Clicando neste link, escolha a versão do seu sistema operacional se for Windows 7 32 bits, escolha a versão x86, se for Windows 7 64 bits, escolha a versão x64. Depois de efetuado o download, dê um duplo clique no arquivo baixado e deixe iniciar a instalação. Espere a instalação acabar e reinicie seu computador. Quando o sistema for reiniciado, tente verificar se há novas atualizações, provavelmente o sistema voltará ao normal e começará a procurar as atualizações normalmente. Se isso não acontecer, aí vai uma outra dica que vou ensinar neste mesmo post, usando o programa wsus offline update.

Primeiramente, faça o download do programa, clicando nesse link:


Depois de baixar o programa, extraia os arquivos pra uma pasta de sua preferência. Execute o arquivo UpdateGenerator, irá abrir uma tela igual a da figura abaixo:





Nesta tela, você irá selecionar primeiramente qual Windows você está usando, Windows 7, 8.1 ou Windows 10. Em seguida, a versão do seu Windows, se for 32 bits, selecione x86, se for 64 bits escolha x64. Agora vai ter algumas opções adicionais, dentre elas instalar o Microsoft Security Essentials, o .NET Framework, entre outras opções que ficam a critério de cada usuário escolher de acordo com a sua necessidade. Deixe a opção Verify downloaded updates habilitada. Se você preferir também poderá criar uma imagem ISO das atualizações e instalar num CD/DVD. Agora é só clicar em Start, e o programa começará a baixar as atualizações que estão pendentes para seu sistema operacional. Espere o programa baixar todas as atualizações e depois feche o programa Update Generator.

Depois que todas as atualizações forem baixadas, teremos que instalá-las, para isso vá até a pasta client, que está dentro da pasta wsusoffline que extraímos anteriormente e abra o programa UpdateInstaller. Irá aparecer uma janela igual a da figura abaixo:










Novamente nesta tela irão aparecer opções que você irá selecionar de acordo com a sua necessidade, como instalar .NET Framework, entre outras. Quando estiver pronto, é só clicar em Start e o programa começará a instalar as atualizações. Quando terminar a instalação, reinicie o computador. Pronto, seu Windows está atualizado. Muito obrigado por lerem a matéria e qualquer dúvida ou sugestões podem perguntar nos comentários, estou a disposição.