quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Virtual CloneDrive: Como usar?

Olá pessoal, mais uma dica interessante Nesse post irei ensinar como utilizar o programa Virtual Clonedrive. Vamos lá então.

Primeiramente, irei fazer uma breve apresentação do programa. Virtual Clonedrive é um programa bem útil se você baixou ou criou imagens de CD ou DVD (ISO) e precisa testá-las antes de gravá-las. Onde você pode carregar essas imagens como se estivesse executando de um CD ou DVD. Assim que executar a imagem ISO, ela funciona exatamente como um drive de CD físico, de fato aparecendo uma unidade virtual de CD/DVD na pasta MEU Computador. 

Como usar?
Baixe o programa através deste link. Depois de baixado, instale-o e siga as etapas abaixo para ler imagens ISO.


O uso do programa é bem simples, basta clicar duas vezes sobre a imagem ISO que você baixou ou criou e o programa irá abri-la automaticamente, como se você tivesse inserido um CD ou DVD em sua unidade de disco, revelando todo o conteúdo da imagem ISO. Abaixo algumas imagens do programa.

Resultado de imagem para virtual clonedrive

                           Interface do programa


  Unidade virtual criada pelo programa

O programa é bastante usado para instalar jogos entre outros programas que muitas vezes vem em formato ISO. Essa foi mais uma dica interessante, até a próxima pessoal.

domingo, 4 de setembro de 2016

Windows 10: como acessar as opções avançadas de boot e restaurar o sistema


Olá pessoal, hoje irei ensinar como restaurar o Windows 10 através de opções avançadas de boot. Vamos lá!


Abra o Menu Iniciar ou aperte a tecla “Windows”. Em seguida, abra o aplicativo “Configurações” (ou “Settings”). Clique sobre “Atualização e segurança” e, na aba aberta, acesse o campo “Recuperação”.


Como a figura abaixo mostra, são duas as formas de recuperação que podem ser selecionadas. Em “Restaurar PC”, o desempenho do Windows 10 pode ser otimizado em função da reinstalação automática do sistema. Em “Inicialização avançada”, o gerenciamento das preferências de boot pode ser feito.
Nota: ambas as formas de inicialização exigem a reinicialização do sistema.
A opção “Inicialização avançada” oferece acesso a uma série de procedimentos. É possível, por exemplo, tanto restaurar o sistema por meio de uma mídia física quanto iniciar o Prompt de Comando para a execução de processos avançados. Esta foi mais uma dica importante e que irá nos ajudar bastante, até a próxima postagem!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Format Factory: Como usar?

Olá amigos, nesta postagem irei ensinar como usar o programa Format Factory, um conversor de áudio e vídeo bastante simples porém com muitas ferramentas e utilidades interessantes. Se você está precisando converter um áudio ou um arquivo de vídeo fique atento a estas dicas.Vamos começar.

Primeiramente, baixe e instale o programa em seu computador através deste link. Depois de  instalado, é importante acessar o menu Opções presente na barra de ferramentas do programa. Lá, defina as configurações quanto às notificações sonoras emitidas pelo programa, se algo deve ser feito automaticamente depois de finalizada uma conversão e também a pasta destino dos arquivos convertidos.

Resultado de imagem para format factory 2015

Agora notem a imagem acima. Na seção Após Conversão, em que você define o que será feito após cada conversão, é possível selecionar uma opção que desligará o computador. Isso é bastante útil quando você deixa o computador convertendo um arquivo muito grande ou mesmo diversos arquivos e sai ou vai dormir. Finalizadas todas as alterações de configuração, o programa já estará apto a suprir suas necessidades de conversão de arquivos de áudio, vídeo e imagem.

A partir da aba presente à esquerda da janela do programa, você selecionará o tipo de arquivo (vídeo, áudio ou imagem) e o formato para qual deseja convertê-lo. Um ponto interessante deste programa é o fato de permitir conversões múltiplas, pois ele cria uma lista com todos os arquivos que você adicionou à conversão. Por exemplo, é possível adicionar à mesma lista arquivos de imagem, de áudio e de vídeo que serão convertidos para inúmeros formatos diferentes. Clicando sobre qualquer formato de saída, uma janela será aberta para que você selecione os arquivos a serem convertidos. Clique em adicionar arquivo para adicionar arquivos únicos ou em adicionar pasta para incluir pastas inteiras. Veja a figura abaixo:

Resultado de imagem para format factory 2015
Janela para escolha do formato do arquivo que você deseja converter

Adicione arquivos para conversão
Janela aberta após escolha do formato de arquivo

O FormatFactory permite também que você realize algumas alterações quanto à qualidade do arquivo a ser criado com a conversão. Para isso, clique em Config. de Saída e você será levado a uma nova janela.

Configure a qualidade dos arquivos convertidos

Independente do formato para o qual você irá converter qualquer arquivo, o processo é sempre o mesmo. Você pode também definir o nível de prioridade das conversões clicando sobre elas com o botão direito do mouse e depois em Grau de Prioridades.

Defina o grau de prioridade das conversões
Terminadas todas as configurações dos arquivos a serem convertidos, basta que você clique em Iniciar. Todos os arquivos serão convertidos individualmente e você pode pausar ou interromper a conversão a qualquer instante.
Além de converter arquivos de áudio, vídeo e imagem para os formatos convencionais (entenda-se aqui convencionais como sendo aqueles usados em computadores), o FormatFactory também é capaz de converter arquivos para que estes sejam utilizados por dispositivos móveis. Este recurso está disponível na seção Dispositivos Móveis\PSP\iPhone. O processo de conversão ocorre igual ao processo para conversão em formatos compatíveis com PC. O Format Factory também executa conversão de DVD e CDs de música, se mostrando um excelente programa para conversão de arquivos para vários formatos.
Bom pessoal, esta foi mais uma dica útil, qualquer dúvida postem nos comentários, não deixem de participar.