domingo, 24 de março de 2013

Linux:Conserte o bug do driver de vídeo proprietário do Ubuntu

Consertando o bug

Se você está passando pelo mesmo problema, deixar tudo funcionando perfeitamente é simples. Você terá que usar o Terminal, mas não se assuste. É possível usar algum aplicativo gráfico para fazer o que tem que ser feito, mas com o Terminal tudo ficar mais simples e rápido.
Nvidia
  • Ainda com driver de código aberto
Se estiver ainda com driver de código aberto Nouveau, que é usado por padrão no Ubuntu, o problema ainda não surgiu. Para não ocorrer o problema quando for instalar o driver proprietário, instale o linux-source e o linux-headers-generic. Pode ser instalado pela Central de Programas, mas também pelo Terminal, digitando:
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-source linux-headers-generic

Nota importante: caso nunca tenha usado o Terminal, ele irá pedir a senha. Quando estiver digitando perceba que nada aparecerá, nem mesmo asteriscos. É normal. É uma característica de segurança.

Agora instale o driver proprietário. Clique no menu de configuração (perto do relógio), em “Configurações do sistema…”, “Canais de software”. Selecione a aba “Drivers adicionais” e escolha o driver proprietário adequado.
  • Com o bug acontecendo
Se já estiver passando pelo problema, a opção mais fácil é usar o Terminal. Aperte “Ctrl + Alt + T” para abri-lo. Após, você terá que desinstalar o driver proprietário, o nvidia-current, nvidia-experimental-304 ou nvidia-experimental-310. Digite no Terminal:
sudo apt-get purge nome_do_driver_instalado
Depois:
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-source linux-headers-generic
Agora volte a instalar o driver proprietário.
ATI/AMD
Tenho um netbook que usa o driver ATI/AMD sem problemas, mas muitos também tiveram problemas com ele. O esquema para arrumar é o mesmo do primeiro passo da Nvidia, caso não tenha instalado ainda.
Se já tiver ocorrido, aperte “Ctrl + Alt + T” para abrir o Terminal e exclua o fglrx ou fglrx-updates, dependendo de qual instalou:
sudo apt-get purge fglrx
Depois:
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-source linux-headers-generic
Agora volte a instalar o driver proprietário, como mostrado mais acima.

Fonte: Guia do PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário