terça-feira, 3 de maio de 2016

Windows 7 trava na seguinte mensagem: 'Verificando se há atualizações'


Boa noite pessoal, após um longo tempo sem postar nada, estou de volta à ativa. Bem, vamos ao trabalho, neste post vou abordar um problema que muitos usuários do Windows 7 vem reclamando, que é o travamento na hora de fazer as atualizações quando você formata seu computador e instala tudo desde o princípio. Vamos lá, mãos à obra, rs.

Recentemente, no Windows 7 o Windows Update atualizou o arquivo Windows Update Agent, arquivo este responsável por verificar se há atualizações para o sistema operacional. Até aí tudo bem, pois em computadores que o Windows 7 já está instalado, o Windows Update Agent mais recente é baixado e instalado e funciona sem problemas, baixando e instalando as atualizações normalmente. O problema ocorre quando você precisa formatar sua máquina, seja qual for o motivo. O sistema é instalado normalmente, porém quando você vai procurar por atualizações ele instala o Update Agent mais recente e depois quando você procura por atualizações novamente, ele trava nesta tela como mostra a figura abaixo:






Isso mesmo, o Windows Update trava nesta tela com a seguinte mensagem: 'Verificando se há atualizações'. Neste post vou mostrar como resolvi esse problema nos computadores aqui em casa, abaixo informarei passo a passo como lidei com esse problema.

Primeiramente, você terá que baixar esta atualização direto do site da Microsoft, segue o link abaixo:



Clicando neste link, escolha a versão do seu sistema operacional se for Windows 7 32 bits, escolha a versão x86, se for Windows 7 64 bits, escolha a versão x64. Depois de efetuado o download, dê um duplo clique no arquivo baixado e deixe iniciar a instalação. Espere a instalação acabar e reinicie seu computador. Quando o sistema for reiniciado, tente verificar se há novas atualizações, provavelmente o sistema voltará ao normal e começará a procurar as atualizações normalmente. Se isso não acontecer, aí vai uma outra dica que vou ensinar neste mesmo post, usando o programa wsus offline update.

Primeiramente, faça o download do programa, clicando nesse link:


Depois de baixar o programa, extraia os arquivos pra uma pasta de sua preferência. Execute o arquivo UpdateGenerator, irá abrir uma tela igual a da figura abaixo:





Nesta tela, você irá selecionar primeiramente qual Windows você está usando, Windows 7, 8.1 ou Windows 10. Em seguida, a versão do seu Windows, se for 32 bits, selecione x86, se for 64 bits escolha x64. Agora vai ter algumas opções adicionais, dentre elas instalar o Microsoft Security Essentials, o .NET Framework, entre outras opções que ficam a critério de cada usuário escolher de acordo com a sua necessidade. Deixe a opção Verify downloaded updates habilitada. Se você preferir também poderá criar uma imagem ISO das atualizações e instalar num CD/DVD. Agora é só clicar em Start, e o programa começará a baixar as atualizações que estão pendentes para seu sistema operacional. Espere o programa baixar todas as atualizações e depois feche o programa Update Generator.

Depois que todas as atualizações forem baixadas, teremos que instalá-las, para isso vá até a pasta client, que está dentro da pasta wsusoffline que extraímos anteriormente e abra o programa UpdateInstaller. Irá aparecer uma janela igual a da figura abaixo:










Novamente nesta tela irão aparecer opções que você irá selecionar de acordo com a sua necessidade, como instalar .NET Framework, entre outras. Quando estiver pronto, é só clicar em Start e o programa começará a instalar as atualizações. Quando terminar a instalação, reinicie o computador. Pronto, seu Windows está atualizado. Muito obrigado por lerem a matéria e qualquer dúvida ou sugestões podem perguntar nos comentários, estou a disposição.











7 comentários:

  1. fiz tudo que li. Somente o que resolveu foi manter o computador ligado em windows update até que baixou as atualizações.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Que bom que em seu equipamento deu certo pelo método convencional, pois há vários casos que num PC ou notebook recém formatado o Windows 7 não atualiza, eu mesmo peguei muitos casos deste. Mas fico feliz que deu tudo certo pra você, abraços sucesso e por favor continue a divulgar o blog :)

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos! Caso você tenha feito a instalação do Windows com mídia antiga, seu WINDOWS UPDATE CLIENT requer OITO atualizações, para ficar compatível com os servidores da Microsoft (do contrário, ocorre a terrível lentidão e sobrecarga do sistema - loop do serviço "wuauserv"). Instale as atualizações correspondentes a sua versão (32 ou 64 bits) descritas em (inglês): http://www.askvg.com/fix-windows-7-keeps-checking-for-updates-for-hours/ ; adicionalmente, após instaladas as OITO atualizações (pode ser preciso interromper o serviço Windows Update "wuauserv" manualmente), rode a FERRAMENTA de correção do Windows Update - https://support.microsoft.com/pt-br/kb/2714434 ; após, faça o teste! Caso tudo tenha dado certo, para otimizar seu sistema, após toda a atualização do Windows/Office/outros, rode novamente a ferramenta de correção, para otimizar toda a estrutura do Windows Update. ---Testado em Windows 7 Ultimate 64 bits --- [Peço a todos que ajudem a divulgar, cópia liberada].

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tentei de tudo instalando as atualizações como sugeriu foi o que resolveu. muito obrigado

      Excluir
  4. parabéns depois de ler muitos posts a única coisa que funcionou pra mim foi o wsus offline update.. Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  5. Após baixar as atualizações e ir na pasta client para instalá-las, essa instalação demora? Pois esta desde as 19:12 instalando, são quase 6 horas da manhã e ainda está em 'listing ids of missing updates (please be patient, this will take a while'.

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz! Peço-lhe que ajude a divulgar, Caro Luskão! Copie e cole o tutorial em uns cinco sites que vc julgar relevantes, valeu? Assim, estaremos ajudando a mais pessoas! Abraço!

    ResponderExcluir