sábado, 6 de abril de 2013

Como descobrir o endereço MAC de um computador

Olá, no post de hoje irei ensinar como descobrir o endereço MAC de um computador, mas primeiro veremos o que é um endereço MAC na definição abaixo.


O que é um endereço MAC?

MAC vem do inglês Media Access Control — controle de acesso à mídia, no nosso bom português. E não, não tem nada a ver com os computadores da Apple. O endereço MAC é um código único de cada dispositivo que pode se conectar a uma rede, como 00-00-5E-00-01-03, por exemplo. O seu computador tem um, o do vizinho tem outro, e o seu celular tem outro diferente.
Como o nome já dá a entender, o endereço MAC serve para controlar o acesso de um dispositivo a uma rede. Com esses endereços é possível, por exemplo, fazer com que o acesso à sua rede wireless seja bloqueado a todos os computadores que não tenham o endereço MAC do seu. Mas para proteger a sua rede baseada no endereço MAC do seu computador, é preciso saber qual é esse endereço, e é aí que a nossa dica de hoje entra.
Como descobrir o endereço MAC?
Na barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse no ícone de sua conexão e depois clique em Abrir Central de Rede e Compartilhamento‘.
Na janela com as suas redes ativas, você deverá ver um item ‘Conexão de Rede sem Fio‘ ou ‘Conexão Local‘ (no Windows 8, será ‘Ethernet’ ou ‘Wi-Fi’), ao lado de um ícone referente do tipo da sua conexão. Clique nele.

O item deve estar que nem o destacado nesta imagem.
E na janela que abre, mostrando o status da sua conexão, clique em Detalhes.
Agora, devem aparecer vários detalhes da sua conexão, com IPs e mais algumas informações. Entre elas, tem o ‘Endereço Físico‘. E é esse endereço que é o endereço MAC do seu computador.
Pronto, você descobriu o endereço MAC do seu computador. Existe uma outra maneira de descobrir, pelo prompt de comando. Clique em iniciar, digite prompt na caixa de pesquisa e nos resultados selecione Prompt de Comando, como mostra a figura abaixo.
Irá surgir uma tela preta, este é o Prompt de Comando, nele digite getmac e aperte Enter.
Deste modo, geralmente aparecerá apenas um endereço MAC. Mas se você tiver no computador mais dispositivos internos que podem se conectar à internet (como placas de rede diferentes para conexões wireless e com fio, por exemplo), os endereços de todos eles aparecerão. Se for o seu caso, certifique-se de escolher o endereço certo. Até a próxima dica pessoal.
Fonte: Guia do PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário