quinta-feira, 18 de abril de 2013

Linux: Como instalar o Comodo Antivírus

Uma pergunta interessante: Precisa ou não precisa instalar antivírus no Linux? Linux é realmente um ambiente seguro? Há uma mínima possibilidade, mas perceba, “miníma”. Não é possível ficar totalmente imune e qualquer um pode ser contaminado por uma praga cibernética no sistema do pinguim. Tanto, que existem milhares de exemplares disponíveis de vírus, vermes, rootkits. Quem não lembra da praga embutida em uma proteção de tela disponível no Gnome-Look? Talvez seja preocupação demais, pois há chance de um raio cair em cima das nossas casas mas quantas possuem para-raios? Garanto que a sua não tem e nunca foi atingida por um. É a mesma lógica, mas o Linux chega a ser mais seguro, pois o raio no sistema não é aleatório, como o lá de fora. É preciso colocar-se em situação de risco. Mas para quem é paranoico, quem quer “morrer de velho”, pode recorrer a uma proteção, que irá deixar os vírus mais longe ainda. E diferentemente da dica do ano passado, agora o antivírus é em tempo real, não só para escaneamentos manuais de arquivos. A solução chama-se Comodo Antivírus e é totalmente grátis.

Instalação

Comodo Antivirus para Linux pode ser instalado no Ubuntu, Debian, Red Hat, Fedora, SUSE, OpenSUSE ouCentOS, em 32 ou 64-bit. Ainda a proteção para e-mail é compatível com Sendmail, qmail, Postfix e Exim.
Para instalar, acesse o site oficial e baixe o pacote instalador:
Depois que baixá-lo, dê dois cliques e está instalado. Simples, não?

comodo-linux-interface


Arrumando a casa

Eventualmente pode ser que algum módulo não seja iniciado. O Comodo irá avisar se isso acontecer. No Ubuntu, por exemplo, pode ser corrigido com o comando para Terminal:
sudo /opt/COMODO/post_setup.sh
Depois, reinicialize o módulo:
sudo /etc/init.d/cmdavd restart

Desempenho

Infelizmente a proteção em tempo real tem seu custo. O programa vai consumir processamento e memória RAM. O Comodo Antivirus para Linux ainda exigirá mais. O programa não é tímido e tira sem rodeios mais de 200 MB de RAM, além de aumentar o uso do processador. Esta foi mais uma dica interessante, até a próxima dica pessoal.
Fonte: Guia do PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário