segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como proteger seu computador em 4 passos


A  internet trouxe facilidades incontáveis para nossas vidas e facilita o acesso a um conteúdo que cresce a cada segundo, porém nem todo mundo conhece os riscos de usar indevidamente um computador ligado à internet.

Você sabia que um computador infectado pode ser “recrutado” e usado em grandes ataques hackers sem que você saiba? Que tudo que você digita, vê e acessa pode ser monitorado por pessoas de má índole? Que um hacker pode até mesmo ativar sua webcam remotamente e ver tudo que ela estiver filmando? E que somente um antivírus instalado não vai lhe proteger de tudo isso?

Se você quer ter mais tranquilidade enquanto navega, siga esses quatro passos e torne a experiência de navegar na internet mais segura para sua família:


1- Tenha um bom antivírus instalado.

Os antivírus são como os anticorpos no nosso organismo e as atualizações são como vacinas. O antivírus deve ser atualizado constantemente para que possa se defender dos novos vírus que surgem todos os dias. Existem opções excelentes e gratuitas como: Avirae Avast. Se quiser, também é possível investir e comprar um antivírus mais avançado, como o bem conceituado Kaspersky.

2- Utilize um firewall.

firewall funciona como um porteiro entre seu computador e a internet, ele bloqueia a entrada de arquivos maliciosos ou não solicitados. Um firewall gratuito e muito recomendado é o Comodo, como outra opção gratuita temos também o ZoneAlarm, que também tem uma versão paga.

3- Utilize um antispyware.

Já o antispyware é um software que impede a coleta informações sobre você, bloqueia a exibição de anúncios ou mesmo alteração nas configurações de seu computador. Ele vai parar a instalação daquelas barras de ferramentas no navegador não solicitadas, bloquear a exibição de pop-ups e a atualização não autorizada de favoritos. O Ad-aware é uma ótima opção.

4- Todo cuidado com dados pessoais, senhas, sites e e-mails.

Você pode ter muitas ferramentas de proteção em seu computador e mesmo assim abrir passagens para pessoas de más intenções coletarem suas informações e senhas. Acima de tudo, você deve ter cuidado com o que faz no computador. Dicas essenciais:


· Não faça downloads desnecessários, muito cuidado com arquivos que tenham a extensão .exe.
· Não envie senhas através da internet e tenha senhas diferentes para sites importantes e  outros sites que não precisem de tanta segurança.
· Não clique em anúncios enganosos que prometem dinheiro ou perda de peso por exemplo, entre outras coisas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário